Backgroound Image

A tensão aumenta em Heraklion! O que realmente está acontecendo?

Mobilização e confrontos após a desocupação da histórica ocupação Evangelismo nesta manhã, em um contexto absolutamente inimaginável!

 

Bem antes do amanhecer de sábado, 30 de setembro, uma armada policial fechou várias ruas no centro da cidade de Heraklion para cercar o enorme edifício na rue Theotokopoulou: a enorme ocupação Evangelismo, a peça central do movimento social na quarta maior cidade da Grécia nos últimos 21 anos. Eram exatamente 5h30 da manhã quando a polícia da unidade especial antiterrorista (TEKAM) invadiu o prédio ocupado. 10 companheiros e companheiras foram presos. Um deles foi ferido quando tentava fugir para a Suíça.

A área ao redor do prédio foi isolada por muito tempo pela polícia (uma combinação de motociclistas da DRASI e DIAS, MATs, OPKEs e a unidade antiterrorista TEKAM), por medo de represálias do movimento social que, assim que o alarme foi soado, começou a convergir para a ocupação. Parte do centro da cidade de Heraklion ficou paralisada durante toda a manhã, e por um bom motivo!

A convocação para uma reunião em massa foi feita às 11h na Place des Lions, não muito longe da ocupação. A área comercial e turística foi rapidamente invadida por centenas de ativistas anarquistas e antiautoritários, além de muitos apoiadores de outras partes do movimento social. Nervosa, a polícia optou por um confronto brutal, disparando gás lacrimogêneo contra uma multidão que incluía crianças e idosos. Famílias que passavam pelo local e até mesmo turistas sufocaram sob o ataque da polícia. Em seguida, o Centro Municipal da Juventude de Heraklion foi o alvo (20 pessoas ficaram presas no telhado). Em seguida, foi a vez do salão de eventos onde um ministro estava visitando: Lefteris Avgenakis, Ministro do Desenvolvimento Sustentável, teve que interromper sua enfadonha logorreia diante dos gritos e protestos. Houve também vários incidentes de pichação e sabotagem em outras partes da cidade.

Uma nova manifestação está ocorrendo atualmente (sábado às 20h) no centro da cidade de Heraklion. Várias iniciativas de solidariedade estão ocorrendo em outros lugares da Grécia ou estão planejadas para amanhã e segunda-feira.

O que você precisa saber :

UM GOLPE ELEITORAL

O plano nacional para evacuar as ocupações foi lançado há quatro anos pelo primeiro-ministro Mitsotakis quando ele foi eleito. O alvo principal era o distrito de Exarcheia, no centro de Atenas (onde, na época, havia cerca de quarenta ocupações em uma área muito pequena), mas também havia dezenas de outras ocupações em toda a Grécia. O chefe de polícia responsável por essas operações tem sido Michalis Karamalakis, que fez papel de bobo ao prometer construir “uma Linha Maginot contra Rouvikonas” em setembro de 2019, ao lado do presidente do parlamento:

http://blogyy.net/2019/09/05/le-president-du-parlement-grec-annonce-une-ligne-maginot-contre-rouvikonas/

E quem é agora o candidato de direita à prefeitura de Heraklion nas eleições municipais a serem realizadas no domingo, 8 de outubro? O próprio Michalis Karamalakis! Mais uma vez, estamos testemunhando uma farsa eleitoral! Uma tentativa de demonstração de força em Creta, que a direita (Nea Demokratia) sempre sonhou em conquistar.

 

UMA OCUPAÇÃO LEGÍTIMA E DE LONGA DATA

O prédio ocupado é supostamente de propriedade da Faculdade de Medicina da Universidade de Creta. De 1945 a 1985, foi usado como uma clínica sob o nome de Evangelismo. Desde 1985, no entanto, ele permaneceu abandonado por quase 20 anos, sem que a Universidade de Creta jamais tivesse elaborado qualquer plano para proteger e usar o edifício. Completamente abandonado, o grande edifício começou a cair em desuso com o passar dos anos…

Foi em 2002 que a ocupação do Evangelismo começou, e ele se tornou o “Evangelismo squat”, ganhando reconhecimento gradualmente e sendo usado por grande parte do movimento social da cidade e arredores, especialmente oferecendo atividades gratuitas em uma ampla gama de áreas!

 

MAIS DO QUE APENAS UMa GRANDE OCUPAÇÃO, UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NO MOVIMENTO SOCIAL EM CRETA!

Nos últimos 21 anos, o squat Evangelismo não foi apenas um local auto-organizado de acomodação e acolhimento, mas também ofereceu inúmeras ações de solidariedade e cozinhas sociais que alimentaram milhares de pessoas ao longo dos anos, especialmente durante o inverno e, mais ainda, durante o difícil período de confinamento, quando muitos desempregados e migrantes não tinham nada para comer. Toda a cidade de Heraklion sabe que o Evangelismo salvou muitas pessoas da pobreza absoluta, da doença e da depressão.

O Evangelismo também é um ponto de encontro de grupos anarquistas e antiautoritários, bem como de coletivos de contrainformação (começando pelo jornal Apatris, que tem uma circulação de 15.000 exemplares e é apresentado por um membro do Evangelismo no filme Je lutte donc je suis, a partir do 61º minuto: https://youtu.be/97HTxo20c-E? si=1iFPq_XGJ6qwL8sY&t=3677 ), assembleias antifascistas, reuniões e ações em solidariedade aos presos políticos, organizações de trabalhadores, coletivos feministas, assembleias contra a guerra, exibições e debates, reuniões com convidados, concertos, um estúdio de música, uma academia, um bar autogerido, uma biblioteca social e várias áreas de estudo ou áreas dedicadas a outras atividades.

O evangelismo é uma obrigação em Heraklion! Particularmente valioso! Indispensável!

 

UMA EVACUAÇÃO SOB O SIGNO DA DESINFORMAÇÃO

Desde a manhã de hoje, a propaganda das autoridades e de sua mídia tem sido lamentável: tudo e qualquer coisa está sendo dito sobre a ocupação, e sua história e ações exemplares estão sendo deixadas de lado. Você consegue imaginar o que a mídia oficial tem falado durante toda a manhã?

Apenas sobre alguns itens apreendidos durante a busca! 29 cabos de picareta e bandeiras que poderiam ser usados para se defender, um machado (muitas vezes repetido), capacetes, máscaras, caixas de pedras e “materiais para fazer dispositivos explosivos improvisados” (em outras palavras, o suficiente para fazer coquetéis molotov). A cereja do bolo: a polícia encontrou carteiras de identidade que não pertenciam às pessoas presas e, acima de tudo, uma pequena quantidade de maconha! Que horror! Imagine como isso foi apresentado no noticiário, com o tom dramático necessário e o comentário aliviado dos inúmeros especialistas nos dizendo o que pensar.

 

UM PRÉDIO OPORTUNAMENTE TOMADO… LOGO APÓS SUA RESTAURAÇÃO!

Durante anos, os membros do squat tentaram salvar o grande edifício da ruína. Uma quantidade colossal de trabalho foi realizada com muito apoio. Trabalhos sucessivos dos quais participamos durante os comboios de solidariedade (financeiramente com a Anepos desde 2015 e até dois meses atrás). A fachada traseira foi completamente refeita há 5 anos, e depois foi a vez do resto do edifício: dê uma olhada nas magníficas fotos do trabalho realizado nos últimos meses. Até mesmo os vizinhos ficaram tranquilos e encantados com essa restauração de longo prazo.

Em outras palavras, o Estado esperou pacientemente durante anos que o movimento social restaurasse totalmente esse grande edifício histórico, com a ajuda de seus apoiadores (milhares de euros em várias ocasiões), para levá-lo embora novamente nesta manhã! Agora que ele está excelente e não corre mais o risco de desabar, os poderes constituídos o querem absolutamente.

 

UMA OCUPAÇÃO QUE, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, SERÁ MAIS CEDO OU MAIS TARDE PELO MOVIMENTO SOCIAL!

Em 2019, a outra ocupação muito grande de Creta, desta vez em Chania, foi brutalmente evacuada pela polícia. Mas não demorou muito para que essa magnífica ocupação, chamada Rosa Nera, fosse retomada. Os poucos policiais que estavam de guarda (em esquema de rodízio dia e noite) acabaram sendo cercados por uma multidão enorme e determinada… e preferiram fugir! Um momento histórico para o movimento social em Creta! Desde então, a Rosa Nera retomou suas atividades e fizemos muitas coisas com ela nos últimos anos: entregas de pacotes para cada comboio de solidariedade, apoio financeiro, reuniões, mesas-redondas, exibições e debates…

Os squats Evangelismo, em Heraklion, e Rosa Nera, em Chania, têm recebido com frequência participantes de sucessivos comboios de solidariedade (desde o final de 2017 no Evangelismo, quando viemos em grande número para apoiar a luta contra o projeto do aeroporto em Kastelli, que é semelhante em alguns aspectos ao projeto Notre-Dame-des-Landes). Essa também é a força dos grandes agachamentos.

Esta manhã, outro local ocupado foi evacuado simultaneamente. Era a ocupação da Escola de Engenharia Química da Universidade Técnica Nacional de Zografou, a leste de Atenas (não muito longe de Exarcheia). O prédio estava ocupado há 20 anos. Ele foi evacuado em 31 de agosto de 2023. E adivinhe só? Ele foi reocupado até hoje! E voltará a ser em alguns dias, sem dúvida.

É por isso que a polícia montou uma grande operação para os próximos dias: eles temem uma reocupação rápida e maciça, apoiada por ativistas experientes e uma multidão determinada. De qualquer forma, o que quer que eles façam, mais cedo ou mais tarde isso acontecerá.

O Evangelismo será inexoravelmente reocupado porque é um bem comum, uma ferramenta importante do movimento social em Creta, um grande edifício que não tem lugar nas mãos do Estado, mas, ao contrário, nas da sociedade que não se reconhece na burocracia autoritária e vertical a serviço do poder e da classe dominante.

Não, o evangelismo é um lugar de liberdade e continuará sendo. As coisas estão esquentando em Heraklion e há mais por vir!

Yannis Youlountas

PS: Foi aberta uma investigação contra os dez companheiros e companheiras presos pela Diretoria de Segurança de Heraklion. Outro julgamento em perspectiva!

Adendo: a manifestação noturna já começou…